TOPUS Journal
Space, Literature and other arts
  
ISSN
2448-2978

Qualis B3
INICIALNOSSA HISTÓRIAEQUIPE EDITORIALEDIÇÕESNORMASCHAMADAINDEXADORESLIVROS RECOMENDADOSCONTATO


    Vol. 08 - nº 02 - 2022

A PRESENÇA DO GÓTICO NO TRAJETO DE UM HOMEM QUE SABE QUE VAI MORRER EM LE DERNIER JOUR D'UN CONDAMNÉ (1829), DE VICTOR HUGO
Rodrigo de Oliveira Lemos | 98-120 DOI - https://doi.org/10.29327/2402731.8.2-5

Le Dernier Jour d'un condamné (1829) é um romance social e político contrário à pena capital. Nele, acompanham-se os pensamentos de um condenado à morte, desde seu julgamento até sua execução. Primeiramente, traçaremos um breve histórico das influências mútuas entre a Grã-Bretanha e a França na gênese da literatura gótica e apontaremos algumas características recorrentes na espacialidade de algumas dessas obras. Em seguida, entraremos de pleno na narrativa hugoliana, usando categorias como narrador e narração, personagens e tempo e espaço. Finalmente, deter-nos-emos nos três espaços principais do romance: Bicêtre, a Conciergerie e o Hôtel de Ville de Paris. Questionar-nos-emos, enfim, sobre o porquê dessa presença do gótico sob o ponto de vista da estratégia retórica do romance a fim de convencer o leitor da brutalidade intrínseca da pena capital.


Download
   


Editorial
   
O “LOCUS HORRIBILIS” E O SOBRENATURAL COMO ELEMENTOS DO IMAGINÁRIO GÓTICO EM THE CASTLE OF OTRANTO
   
ORNAMENTOS E FANTASMAGORIAS: O GÓTICO E A TEATRALIZAÇÃO DA HISTÓRIA
   
A MEMÓRIA E A SIMBOLOGIA NA FANTASIA O GIGANTE ENTERRADO, DE KAZUO ISHIGURO
   
O CRONOTOPO GÓTICO MODERNO EM A BELA ESQUINA, DE HENRY JAMES
   
AMBIENTES, MANIFESTAÇÕES SINESTÉSICAS E PATHOS EM O NECROMANTE, DE FLAMMENBERG
   
ALÉM DA VIDA E DA MORTE: HISTÓRIAS DE FANTASMA E O ESPAÇO ASSOMBRADO
   
VOZES NA ESCURIDÃO E IMAGENS ESPECTRAIS NAS ARTES: INDETERMINAÇÕES E RESISTÊNCIA
   
A PAISAGEM SONORA GÓTICA EM O CLUBE DOS SUICIDAS, DE ROBERT LOUIS STEVENSON
   

     © Todos os direitos reservados