A PRESENÇA DO GÓTICO NO TRAJETO DE UM HOMEM QUE SABE QUE VAI MORRER EM LE DERNIER JOUR D'UN CONDAMNÉ (1829), DE VICTOR HUGO
Rodrigo de Oliveira Lemos | 98-120 DOI - https://doi.org/10.29327/2402731.8.2-5
Le Dernier Jour d'un condamné (1829) é um romance social e político contrário à pena capital. Nele, acompanham-se os pensamentos de um condenado à morte, desde seu julgamento até sua execução. Primeiramente, traçaremos um breve histórico das influências mútuas entre a Grã-Bretanha e a França na gênese da literatura gótica e apontaremos algumas características recorrentes na espacialidade de algumas dessas obras. Em seguida, entraremos de pleno na narrativa hugoliana, usando categorias como narrador e narração, personagens e tempo e espaço. Finalmente, deter-nos-emos nos três espaços principais do romance: Bicêtre, a Conciergerie e o Hôtel de Ville de Paris. Questionar-nos-emos, enfim, sobre o porquê dessa presença do gótico sob o ponto de vista da estratégia retórica do romance a fim de convencer o leitor da brutalidade intrínseca da pena capital.
|
|
|