TOPUS Journal
Space, Literature and other arts
  
ISSN
2448-2978

Qualis B3
INICIALNOSSA HISTÓRIAEQUIPE EDITORIALEDIÇÕESNORMASCHAMADAINDEXADORESLIVROS RECOMENDADOSCONTATO


    Vol. 08 - nº 02 - 2022

O “LOCUS HORRIBILIS” E O SOBRENATURAL COMO ELEMENTOS DO IMAGINÁRIO GÓTICO EM THE CASTLE OF OTRANTO
Amanda Aparecida Wild; Ivan Marcos Ribeiro; Luciana Colucci | 1-22 DOI - https://doi.org/10.29327/2402731.8.2-1

O presente artigo visa analisar a importância da construção do locus horribilis e do sobrenatural tanto para a obra fundadora da tradição da literatura gótica, The Castle of Otranto, escrita por Horace Walpole (1717-1797), como para a construção do imaginário gótico. Dessa forma, destacamos em nossa análise a importância do locus horribilis nessa narrativa, como um espaço sombrio e opressor, e que faz parte da chamada maquinaria gótica, estabelecida por Walpole. Com isso, os elementos da maquinaria gótica, em especial o espaço, tem sido usado e reinventado até à época atual.


Download
   


Editorial
   
ORNAMENTOS E FANTASMAGORIAS: O GÓTICO E A TEATRALIZAÇÃO DA HISTÓRIA
   
A MEMÓRIA E A SIMBOLOGIA NA FANTASIA O GIGANTE ENTERRADO, DE KAZUO ISHIGURO
   
O CRONOTOPO GÓTICO MODERNO EM A BELA ESQUINA, DE HENRY JAMES
   
A PRESENÇA DO GÓTICO NO TRAJETO DE UM HOMEM QUE SABE QUE VAI MORRER EM LE DERNIER JOUR D'UN CONDAMNÉ (1829), DE VICTOR HUGO
   
AMBIENTES, MANIFESTAÇÕES SINESTÉSICAS E PATHOS EM O NECROMANTE, DE FLAMMENBERG
   
ALÉM DA VIDA E DA MORTE: HISTÓRIAS DE FANTASMA E O ESPAÇO ASSOMBRADO
   
VOZES NA ESCURIDÃO E IMAGENS ESPECTRAIS NAS ARTES: INDETERMINAÇÕES E RESISTÊNCIA
   
A PAISAGEM SONORA GÓTICA EM O CLUBE DOS SUICIDAS, DE ROBERT LOUIS STEVENSON
   

     © Todos os direitos reservados