TOPUS Journal
Space, Literature and other arts
  
ISSN
2448-2978

Qualis B3
INICIALNOSSA HISTÓRIAEQUIPE EDITORIALEDIÇÕESNORMASCHAMADAINDEXADORESLIVROS RECOMENDADOSCONTATO


    CHAMADA
Vol. 10, nº 01 - 2024

Revisitando espaços e tempos de opressão: 60 anos do Golpe Militar no Brasil

Em um mergulho literário pelos meandros do regime militar brasileiro de 1964, propõe-se o desbravamento dos espaços e tempos de opressão através das lentes da ficção e das artes em geral. Uma data tão importante e de consequências funestas até hoje não pode passar despercebida dos estudos literários já que a literatura sempre se mostrou um obstáculo a movimentos antidemocráticos. O Volume 10, nº 01 da Revista TOPUS convida os pesquisadores a investigarem as complexas dimensões temporais e espaciais da opressão, traçando uma reflexão profunda sobre os 60 anos decorridos desde o golpe militar no Brasil. Abordando aspectos narrativos, históricos, políticos, sociais e culturais, incentivamos a exploração, nos textos artísticos, das transformações ocorridas ao longo desse período, desvelando as cicatrizes e desafios persistentes que moldaram a trajetória do país. Propõe-se uma análise crítica que busque compreender, contextualizar e iluminar os espaços e tempos de uma história marcada por momentos cruciais e suas reverberações na sociedade contemporânea. Junte-se a nós nesta jornada pela narrativa literária que desafia, questiona e preserva a memória de um capítulo crucial da história do Brasil.

Além do dossiê, a revista também publica artigos de tema livre que tratem sobre as questões do espaço-tempo na literatura e outras artes.

As submissões devem ser feitas pelo site da revista: www.revistatopus.com.br

Envio de artigos até: 30 de abril de 2024

Vol. 10, nº 02 - 2024
Travessias literárias: viagens, diásporas, perambulações, narrativas migratórias...

Em um universo onde as palavras são bússolas e as páginas, portais, convidamos você a embarcar em uma jornada literária investigativa e singular. Numa perspectiva espaço-temporal, propõem-se a exploração do vasto território dos deslocamentos, através de narrativas, poemas e outras manifestações artísticas que transcendem fronteiras geográficas e emocionais. Da saudade que atravessa oceanos aos destinos que se revelam nas entrelinhas, cada texto é uma viagem de descobertas e problematizações. O Vol. 10, nº 02 da Revista TOPUS convida acadêmicos a contribuírem com suas análises sobre o fascinante tema dos deslocamentos, viagens, perambulações e diásporas na literatura. À luz das palavras de Salman Rushdie, que afirmou: “A diáspora não é o que os judeus fazem, mas o que lhes acontece”, buscamos explorar os textos literários e de outras artes que emergem das experiências espaço-temporais, abrangendo tradução cultural e identidades fragmentadas. Seja parte deste diálogo acadêmico, trazendo insights sobre as complexidades literárias que permeiam as histórias de deslocamento.

Além do dossiê, a revista também publica artigos de tema livre que tratem sobre as questões do espaço-tempo na literatura e outras artes.

As submissões devem ser feitas pelo site da revista: www.revistatopus.com.br

Submissões até setembro de 2024


Nome*:
E-mail*:

Arquivo*:

Mensagem*:
 
    Revista TOPUS
  Vol. 09 - nº 01 - 2023
  Vol. 08 - nº 01 - 2022
  Vol. 07 - nº 02 - 2021
  Vol. 07 - nº 01 - 2021
  Vol. 06 - nº 02 - 2020
  Vol. 06 - nº 01 - 2020


Para dúvidas ou
sugestões entre em contato conosco

Clique aqui



     © Todos os direitos reservados