TOPUS Journal
Space, Literature and other arts
  
ISSN
2448-2978

Qualis B3
INICIALNOSSA HISTÓRIAEQUIPE EDITORIALEDIÇÕESNORMASCHAMADAINDEXADORESLIVROS RECOMENDADOSCONTATO


    CHAMADA
Vol. 10, nº 01 - 2024

Revisitando espaços e tempos de opressão: 60 anos do Golpe Militar no Brasil

Em um mergulho literário pelos meandros do regime militar brasileiro de 1964, propõe-se o desbravamento dos espaços e tempos de opressão através das lentes da ficção e das artes em geral. Uma data tão importante e de consequências funestas até hoje não pode passar despercebida dos estudos literários já que a literatura sempre se mostrou um obstáculo a movimentos antidemocráticos. O Volume 10, nº 01 da Revista TOPUS convida os pesquisadores a investigarem as complexas dimensões temporais e espaciais da opressão, traçando uma reflexão profunda sobre os 60 anos decorridos desde o golpe militar no Brasil. Abordando aspectos narrativos, históricos, políticos, sociais e culturais, incentivamos a exploração, nos textos artísticos, das transformações ocorridas ao longo desse período, desvelando as cicatrizes e desafios persistentes que moldaram a trajetória do país. Propõe-se uma análise crítica que busque compreender, contextualizar e iluminar os espaços e tempos de uma história marcada por momentos cruciais e suas reverberações na sociedade contemporânea. Junte-se a nós nesta jornada pela narrativa literária que desafia, questiona e preserva a memória de um capítulo crucial da história do Brasil.

Além do dossiê, a revista também publica artigos de tema livre que tratem sobre as questões do espaço-tempo na literatura e outras artes.

As submissões devem ser feitas pelo site da revista: www.revistatopus.com.br

Envio de artigos até: 30 de abril de 2024


Vol. 10, nº 02 - 2024
Espaços lítero-artísticos e intermidialidade

Editores
Ivan Ribeiro (UFU)
Luciana Colucci (UFTM)

Ao longo das últimas décadas, o campo teórico da intermidialidade tem fornecido insumos para o trabalho com a relação texto/imagem em confluência com os diversos suportes midiáticos produzidos por diversos autores. Assim, partindo do conceito de mídia engendrado por HOECK (2006) e HIGGINS (2012), formula-se a correlação com os termos intermidialidade e transmidialidade, conforme definido por, dentre outros, RAJEWSKY (2012). Nesse sentido, abarcar-se-á essas possibilidades de cruzamentos entre mídias para a produção de artigos que versem sobre o espaço ficcional, a literatura e as artes em geral, envolvendo desde o cinema até à cultura pop contemporânea. Para obtenção de reflexões pertinentes ao campo da intermidialidade, esta publicação visa o recebimento de textos que dialoguem, portanto, com múltiplas possibilidades de interrelação midiática em que se destaque o espaço ficcional, as adaptações, os quadrinhos, os videogames, a pintura, dentre outras.

Algumas sugestões de referências bibliográficas:
• ALLOA, Emmanuel (Org.). Pensar a imagem. Trad Marianna Poyares et all. Belo Horizonte: Autêntica Ed. 2015.
• ARBEX, Márcia (org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras UFMG, 2006.
• AUMONT, Jacques. A imagem. 7. ed. Campinas: Papirus Editora, 2002.
• DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1990.
• DINIZ, Thais Flores Nogueira.; VIEIRA, André Soares. (Org). Intermidialidade e estudos integrantes: desafios da arte contemporânea. v. 2. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2012.
• NOVAES, Adauto (Org.). O Olhar. 5. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
• TALLY, Robert. Espacialidade. Franca: Ribeirão Gráfica Editora, 2018.


Além do dossiê, a revista também publica artigos de tema livre que tratem sobre as questões do espaço-tempo na literatura e outras artes.

As submissões devem ser feitas pelo site da revista: www.revistatopus.com.br

Submissões até setembro de 2024


Nome*:
E-mail*:

Arquivo*:

Mensagem*:
 
    Revista TOPUS
  Vol. 09 - nº 02 - 2023
  Vol. 09 - nº 01 - 2023
  Vol. 08 - nº 02 - 2022
  Vol. 08 - nº 01 - 2022
  Vol. 07 - nº 02 - 2021
  Vol. 07 - nº 01 - 2021


Para dúvidas ou
sugestões entre em contato conosco

Clique aqui



     © Todos os direitos reservados