TOPUS Journal
Space, Literature and other arts
  
ISSN
2448-2978

Qualis B3
INICIALNOSSA HISTÓRIAEQUIPE EDITORIALEDIÇÕESNORMASCHAMADAINDEXADORESLIVROS RECOMENDADOSCONTATO


    Vol. 08 - nº 02 - 2022

Editorial
Cid Vale Ferreira; Luciana Colucci

Com um passado bastante sombrio no Ocidente, o gótico suscita controvérsias de recepção tanto do público em geral quanto da crítica especializada. Em virtude de aflorar aspectos grotescos e arbitrários do homem, o gótico, ao longo dos séculos é referenciado pejorativamente como algo bárbaro, oposto aos ideais civilizatórios.


Download
   


O “LOCUS HORRIBILIS” E O SOBRENATURAL COMO ELEMENTOS DO IMAGINÁRIO GÓTICO EM THE CASTLE OF OTRANTO
   
ORNAMENTOS E FANTASMAGORIAS: O GÓTICO E A TEATRALIZAÇÃO DA HISTÓRIA
   
A MEMÓRIA E A SIMBOLOGIA NA FANTASIA O GIGANTE ENTERRADO, DE KAZUO ISHIGURO
   
O CRONOTOPO GÓTICO MODERNO EM A BELA ESQUINA, DE HENRY JAMES
   
A PRESENÇA DO GÓTICO NO TRAJETO DE UM HOMEM QUE SABE QUE VAI MORRER EM LE DERNIER JOUR D'UN CONDAMNÉ (1829), DE VICTOR HUGO
   
AMBIENTES, MANIFESTAÇÕES SINESTÉSICAS E PATHOS EM O NECROMANTE, DE FLAMMENBERG
   
ALÉM DA VIDA E DA MORTE: HISTÓRIAS DE FANTASMA E O ESPAÇO ASSOMBRADO
   
VOZES NA ESCURIDÃO E IMAGENS ESPECTRAIS NAS ARTES: INDETERMINAÇÕES E RESISTÊNCIA
   
A PAISAGEM SONORA GÓTICA EM O CLUBE DOS SUICIDAS, DE ROBERT LOUIS STEVENSON
   

     © Todos os direitos reservados