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Space, Literature and other arts
  
ISSN
2448-2978

Qualis B3
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    Vol. 08 - nº 02 - 2022

ORNAMENTOS E FANTASMAGORIAS: O GÓTICO E A TEATRALIZAÇÃO DA HISTÓRIA
Fernando Monteiro de Barros; Luciana Colucci | 23-42 DOI - https://doi.org/10.29327/2402731.8.2-2

O Gótico surgiu e tem permanecido uma estética, um gênero, um modo, definitivamente assombrado pelo peso da História. A partir desse entendimento, pretendemos demonstrar de que maneira a conjunção entre a vertente literária goticista e a categoria espaço - a partir da figura do castelo com seus mobiliários, objetos, ornamentos, joias - estabelece uma visão desencantada do mundo inaugurada pela modernidade iluminista.


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Editorial
   
O “LOCUS HORRIBILIS” E O SOBRENATURAL COMO ELEMENTOS DO IMAGINÁRIO GÓTICO EM THE CASTLE OF OTRANTO
   
A MEMÓRIA E A SIMBOLOGIA NA FANTASIA O GIGANTE ENTERRADO, DE KAZUO ISHIGURO
   
O CRONOTOPO GÓTICO MODERNO EM A BELA ESQUINA, DE HENRY JAMES
   
A PRESENÇA DO GÓTICO NO TRAJETO DE UM HOMEM QUE SABE QUE VAI MORRER EM LE DERNIER JOUR D'UN CONDAMNÉ (1829), DE VICTOR HUGO
   
AMBIENTES, MANIFESTAÇÕES SINESTÉSICAS E PATHOS EM O NECROMANTE, DE FLAMMENBERG
   
ALÉM DA VIDA E DA MORTE: HISTÓRIAS DE FANTASMA E O ESPAÇO ASSOMBRADO
   
VOZES NA ESCURIDÃO E IMAGENS ESPECTRAIS NAS ARTES: INDETERMINAÇÕES E RESISTÊNCIA
   
A PAISAGEM SONORA GÓTICA EM O CLUBE DOS SUICIDAS, DE ROBERT LOUIS STEVENSON
   

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