ISSN
2448-2978
Qualis B3
INICIAL
NOSSA HISTÓRIA
EQUIPE EDITORIAL
EDIÇÕES
NORMAS
CHAMADA
INDEXADORES
LIVROS RECOMENDADOS
CONTATO
LIVROS RECOMENDADOS
Espaço e Poesia
De algumas décadas para cá, os estudos sobre o espaço vêm ganhando cada vez mais notoriedade no âmbito acadêmico e, de certo modo, têm monopolizado o interesse de pesquisadores vinculados a diferentes áreas do conhecimento humano. Depois de passar séculos ocupando um lugar secundário no trabalho de investigação científica, pode-se afirmar que hoje estaríamos vivendo potencialmente aquilo que alguns pesquisadores chamaram de a virada espacial. Essa ampla exposição do espaço em diferentes ramos do saber (notoriamente na Física, Geografia, História, Antropologia, Sociologia e Arquitetura) acabou por encontrar sólida ressonância no campo de investigação do texto literário, de modo que hoje podemos contar com variadas perspectivas de análise dessa categoria estruturante da literatura.
Espacialidade
A espacialidade tornou-se um conceito-chave no domínio dos estudos literários e culturais, com particular ênfase na "viragem espacial", acresentando uma nova abordagem às tradicionais análises literárias de tempo e história. Robert T. Tally Jr. explora diferentes aspectos do espaço nos estudos literários de hoje, proporcionando: • uma visão geral da viragem espacial que atravessa a teoria da literatura, do historicismo e pós-modernismo ao pós-colonialismo e globalização. • uma introdução às teorias dos maiores estudiosos da espacialidade, incluindo Gilles Deleuze, Michel Foucault, David Harvey, Edward Soja, Erich Auerbach, Georg Lukács e Fredric Jameson. • análise de perspetivas críticas sobre espacialidade, tais como o escritor como cartógrafo, literatura da cidade e do espaço urbano, e os conceitos de geografia literária, cartografias e geocrítica. Este estudo claro e envolvente constitui, para os leitores, um guia atrativo, enriquecedor e esclarecedor à literatura e crítica sobre "espaço". Robert T. Tally Jr. é professor associado de inglês na Texas State University, EUA.
O espaço literário na obra de Lídia Jorge
A obra de Lídia Jorge, já tantas vezes celebrada pela crítica, é analisada neste volume a partir de um prisma original: todos os ensaios abordam os textos da escritora tendo como foco central o estudo das espacialidades. Campo fértil, porém apenas recentemente alçado a plano de interesse sistemático pelos estudiosos, a Topoanálise entra aqui, portanto, como ferramenta que propiciará leituras inéditas para essa consagrada autora. (...) Os textos que compõem este volume constituem, portanto, uma contribuição inequívoca não apenas para os estudos topoanalíticos, mas também, e principalmente, para a fortuna crítica da obra de Lídia Jorge. Numa celebração à literatura, o espaço, em suas diversas conceções, emerge como elemento de destaque entre os diversos estudos, proporcionando, assim, um conjunto que se candidata à referência entre os estudiosos da escritora portuguesa.
O espaço literário em Osman Lins
Sete são os ensaios que espraiam por estas páginas úmidas de reflexões. Sete são os momentos em que um Osman se desveste por palavras e deixa-se constituir, em retorno, através dos olhos de nove pesquisadores em direção a universo tão expansível. Sete vezes sete, as questões expostas a argumentações − umas inteiramente frutos de razão intensiva; outras submetidas à razão criativa − que convidam os leitores a interagirem assim-assim, aqui-e-acolá em acordo ou desacordo, sem perderem a linha profícua que interliga autor-texto-pesquisador-leitor, comunhão de saberes que alimenta o processo cognitivo do pensamento. Esta, talvez, a meta embutida nas entrelinhas das ideias então oportunizadas. Mais do que tudo, um verdadeiro momento de prazer e encontro de afinidades, ou de provocações (a despeito do tolo uso a que o termo vê-se reduzido ultimamente...), que suscitam ampliar o cabedal de considerações sobre a literatura praticada por Lins.
O espaço literário - textos teóricos
Este é um livro raro! Único não só no Brasil! Até onde sabemos, esta é a única antologia de textos teóricos a respeito da categoria literária do espaço. Índice: Para uma semiótica do espaço(Vladimir Nicolaevic Toporov); Para uma teoria do espaço na narrativa(Gabriel Zoran); A Ilusão Secundária Espacial(Joseph A. Kestner); O espaço romanesco: tentativa de definição(Jean Weisgerber); A organização do espaço no romance(Roland Bourneuf); Por uma metodologia do espaço narrativo(Maria Teresa Zubiaurre); As estruturas espaciais do relato(Angelo Marchese); Mudanças históricas da função da descrição espacial em textos literários(Elrud Ibsch); Por uma abordagem geocrítica dos textos(Bertrand Westphal); O conceito de fronteira e A simbologia de São Petersburgo e os problemas da semiótica da cidade(Iúri Lotman); Ecologização da biblioteca: os fundamentos e futuro da ecocrítica(Loretta Johnson)
O espaço literário na obra de Vergílio Ferreira
Neste ano de 2016, comemoram-se cem anos de nascimento do escritor português Vergílio Ferreira. Em homenagem a esse escritor, o grupo de pesquisa TOPUS elegeu sua obra como tema comum de pesquisa. Assim, durante a realização da terceira Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário (JOEEL), realizada na UnB em novembro de 2015, a obra vergiliana foi o tema central. Esses textos, apresentados e debatidos em mesas-redondas na 3ª JOEEL, se encontram aqui reunidos.
Lima Barreto e o espaço romanesco
Trata-se de um livro clássico entre os estudiosos do espaço literário. Uma leitura imprescindível. Este livro é, em terras brasileiras, o primeiro a tratar a questão da espacialidade literária de maneira abrangente. Nele, encontramos várias propostas interessantes como a da ambientação franca, reflexa e dissimulada.
Bakhtin e o Cronotopo
Obra única na bibliografia Bakhtiniana lançada em 2015.
Espaço e Literatura: perspectivas
Antologia de textos apresentados nas mesas-redondas da 2ª JOEEL/2014.
Espaço, Literatura e Cinema
Antologia de textos apresentados nas mesas-redondas da 1ª JOEEL/2013.
A poética do espaço
Um clássico para quem estuda o espaço literário.
Revista TOPUS
Vol. 09 - nº 02 - 2023
Vol. 09 - nº 01 - 2023
Vol. 08 - nº 02 - 2022
Vol. 08 - nº 01 - 2022
Vol. 07 - nº 02 - 2021
Vol. 07 - nº 01 - 2021
© Todos os direitos reservados