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Space, Literature and other arts
  
ISSN
2448-2978

Qualis B3
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    Vol. 08 - nº 02 - 2022

A PAISAGEM SONORA GÓTICA EM O CLUBE DOS SUICIDAS, DE ROBERT LOUIS STEVENSON
Gérson Werlang | 174-193 DOI - https://doi.org/10.29327/2402731.8.2-9

Muitos aspectos do romance gótico têm sido largamente estudados, porém um elemento fundamental tem sido negligenciado: seu aspecto sonoro. Desde o princípio, o gênero se utiliza não apenas de atmosferas densas e paisagens lúgubres, como também de sons que geram tensão ou medo. Este estudo, parte de uma série sobre o assunto, propõe a análise das sonoridades constantes na narrativa gótica, principalmente O clube dos suicidas, de Robert Louis Stevenson, a partir do conceito de paisagem sonora do musicólogo e compositor canadense Murray Schafer, aqui transpostos para a literatura.


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Editorial
   
O “LOCUS HORRIBILIS” E O SOBRENATURAL COMO ELEMENTOS DO IMAGINÁRIO GÓTICO EM THE CASTLE OF OTRANTO
   
ORNAMENTOS E FANTASMAGORIAS: O GÓTICO E A TEATRALIZAÇÃO DA HISTÓRIA
   
A MEMÓRIA E A SIMBOLOGIA NA FANTASIA O GIGANTE ENTERRADO, DE KAZUO ISHIGURO
   
O CRONOTOPO GÓTICO MODERNO EM A BELA ESQUINA, DE HENRY JAMES
   
A PRESENÇA DO GÓTICO NO TRAJETO DE UM HOMEM QUE SABE QUE VAI MORRER EM LE DERNIER JOUR D'UN CONDAMNÉ (1829), DE VICTOR HUGO
   
AMBIENTES, MANIFESTAÇÕES SINESTÉSICAS E PATHOS EM O NECROMANTE, DE FLAMMENBERG
   
ALÉM DA VIDA E DA MORTE: HISTÓRIAS DE FANTASMA E O ESPAÇO ASSOMBRADO
   
VOZES NA ESCURIDÃO E IMAGENS ESPECTRAIS NAS ARTES: INDETERMINAÇÕES E RESISTÊNCIA
   

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