CONSTRUÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO SOCIAL NO FILME DOGVILLE, DE LARS VON TRIER
Géssica de Souza, Ludiani Retka Trentin | 145-158
Considerando a nova tendência estética do pós-Modernismo, este trabalho pretendeu discutir a construção e representação do espaço fílmico em Dogville (2003) analisado através do espaço social representado pelas personagens, na relação entre o espaço físico e a influência deste na sequência dos fatos para, por fim, esboçar uma análise fílmica. Nesse percurso, foi examinado o espaço físico e sua aceitação pelo espectador a partir do plano geral do cenário e o espaço imaginário, baseando-se no movimento da câmera dentro do espaço fílmico limitado. Para isso, foi realizada, primeiramente, uma revisão de literatura em espaço literário, tomando como base obras como: Ensaio Sobre a Análise Fílmica, de Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété e, Lendo as Imagens do Cinema de Laurent Jullier e Michel Marie, também, foram realizadas pesquisas em artigos científicos relacionados, bem como fichamentos para, a partir de então, gerar hipóteses que foram comprovadas por meio das pesquisas. Após todos os referidos fichamentos, houve a análise do cenário que dá origem ao espaço, momento em este que foi explorado a homologia entre cidade e personagens, seguindo então para uma abordagem ampla conclusiva que nos direcionou ao ponto principal: construção e representação.
|