TOPUS Journal
Space, Literature and other arts
  
ISSN
2448-2978

Qualis B3
INICIALNOSSA HISTÓRIAEQUIPE EDITORIALEDIÇÕESNORMASCHAMADAINDEXADORESLIVROS RECOMENDADOSCONTATO


    Vol. 04 - Nº 01 - 2018

ANTÓNIO SARDINHA À LAREIRA DE CASTELA - O EXÍLIO ESPANHOL NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE HISPÂNICA
Susana Rocha Relvas | 93-109

O exílio, como tema da literatura comparada, tem assistindo a um recrudescimento por parte da comunidade de investigadores que nas últimas décadas se tem dedicado a estudar este tema de forma interdisciplinar, abrindo perspetivas a novas abordagens metodológicas. Numa perspetiva comparada pretendemos neste estudo refletir sobre o exílio em António Sardinha e suas repercussões em termos doutrinários, culturais e literários. Através da sua poesia é possível perceber o contexto factual e emocional que a ausência e a distância determinam, mas também o que a condição de expatriado revela no encontro com a alteridade, refletindo sobre a missão histórica dos dois países ibéricos de que resulta o projeto hispanista de uma aliança peninsular com múltiplas conexões à América Latina.


Download
   


Sexta edição da JOEEL
   
MAPEANDO A LITERATURA
   
REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO URBANO NA CATÁSTROFE DO CÉSIO 137 EM PÃO COZIDO DEBAIXO DE BRASA, DE MIGUEL JORGE
   
A CAÇA DOS VAMPIROS BISSEXUAIS EM NEW YORK COMO UM ECOSSISTEMA CAPITALISTA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE THE HUNGER, DE WHITLEY STRIEBER, E A SUA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DE 1983
   
REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO NO LIVRO-ÁLBUM SEM TEXTO: «UMA SUBTIL FORMA DE CUIDADO»
   
“PARENTESCO ENTRE SER HUMANO E LOCALIDADE”: ANCESTRALIDADE E LUGAR NA LITERATURA DE SALEM
   
VIAGENS, LITERATURA DE VIAGENS E REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO ESTUDO DE APLICAÇÃO: O DOURO VINHATEIRO NOS GUIAS DE VIAGEM ESTRANGEIROS DOS SÉCULOS XIX E XX (1845-1974)
   

     © Todos os direitos reservados