POR UMA ANÁLISE ESPAÇO-DISCURSIVA DAS RELAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE O COMPOSITOR E O CENSOR: UM ESTUDO SOBRE A LETRA DE GERALDINOS E ARQUIBALDOS, DE GONZAGUINHA
Rafael Menari Archanjo; Rodrigo Ferreira Daverni | 33-56
As axiologias guardadas em um discurso podem ou não estar em consonância com os espaços sociais em que estão ancoradas. Em alguns objetos artísticos, discurso e espacialidade são capazes de representar um momento histórico e, sobretudo, os aspectos políticos e sociais próprios a um determinado contexto. Assim, este trabalho tem por objetivo a análise espaço-discursiva da letra da canção Geraldinos e Arquibaldos, de Gonzaguinha, demonstrando a maneira como o artista é capaz de representar em sua composição um momento da história brasileira marcado por grandes tensões sociais entre compositores e censores. Logo, demonstrar-se-á como as referências espaciais e as artimanhas discursivas se complementam na construção do sentido da canção que “dribla” a defesa da opressão, veiculando, pela polissemia discursiva, e pelo estabelecimento das relações dialógicas, um metadiscurso sobre o embate axiológico entre o compositor e o censor, no contexto da ditadura civil-militar (1964-1985).
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