RAZÃO E DESRAZÃO EM BIRD BOX: MORTE E DOENÇA
Clayton Alexandre Zocarato | 42-49
Bird Box representa uma manifestação da Cultura Pop, ao entrelaçar a espacialidade do medo, com os perigos de apocalipse ao qual não contenha uma explicação clara e racional mas sim estando dentro de parâmetros de traçar um sentido de que o terror pode ser tanto estético como psicológico. Malorie Hayes é uma personagem que visa tanto sua salvação, como uma redenção no sentido de uma nova “razão”, para humanidade, para que assim saia do caminho de sua “desrazão”, perante humanidade que já perdeu a empatia, e enxerga unicamente como fator principal de ainda conter algum existencialismo sadio. Josh Malerman deixa um enredo de pessimismo, quanto a celebração de uma nova sociedade, após um terror silencioso que vai transformando seus personagens em reféns de um unidade hermética quanto ao desenvolvimento de uma nova historicidade de harmonia e esperança. Sua literariedade está imiscuída de entender como ego é dialeticamente colocado a antagônicas formas de compreensão e julgamento perante os perigos da vida. Principalmente quando se procura na escuridão uma forma de preservar a vida bem, como a elaborar novos psicologismos perante uma literatura que é representada como sinal de perigo como de salvacionismo, perante o perigo iminente de extinção.
|
|
|