TOPUS Journal
Space, Literature and other arts
  
ISSN
2448-2978

Qualis B3
INICIALNOSSA HISTÓRIAEQUIPE EDITORIALEDIÇÕESNORMASCHAMADAINDEXADORESLIVROS RECOMENDADOSCONTATO


    Vol. 09 - nº 01 - 2023

REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO NO LIVRO POP-UP: PROPOSTAS DE FRUIÇÃO
Márcia Macedo; Dulce Melão; Luís Menezes | 01-12

Neste artigo procura-se articular a literatura para a infância com a matemática por meio do livro-objeto, em formato pop-up, Oh! O meu chapéu (BOISROBERT & RIGAUD, 2015), desvelando a importância do caráter plurissignificativo dos espaços que aí se desdobram. Foram traçados os seguintes objetivos: i) indagar modos de apurar a sensibilidade estética das crianças, através da exploração sensorial e espacial do livro pop-up, com particular ênfase nos elementos paratextuais; ii) compreender as potencialidades dos espaços redesenhados no livro em análise, para o incremento da criatividade e imaginação, através da exploração da simbiose entre o texto e as ilustrações, locus de articulação da literatura com a matemática. Conclui-se que o caráter tridimensional do livro pop-up possibilita a criação de pactos de leitura inusitados, revelando o seu potencial invulgar de fruição, ainda pouco explorado.


Download
   


Apresentação
   
A ESPACIALIDADE EM LA VÉRITÉ SUR L’AFFAIRE HARRY QUEBERT: UMA ANÁLISE DOS MICROESPAÇOS
   
O CRONOTOPO DO CONVENTO EM A MONJA DE LISBOA, DE AUGUSTINA BESSA-LUÍS
   
ESPAÇO DE DIÁLOGO, DIÁLOGO DE ESPAÇ̧OS NA RONDA DA NOITE, DE AGUSTINA BESSA-LUÍS
   
ESPAÇO, METALINGUAGEM E IRONIA EM AGUSTINA BESSA-LUÍS
   
ESPAÇOS EM VIAGEM: AS ESTAÇÕES DA VIDA, DE AGUSTINA BESSA LUÍS
   

     © Todos os direitos reservados